domingo, 17 de outubro de 2010

Bicho de Porco participa de encontro mundial de artes cênicas

O ator Bruno Peixoto foi selecionado entre atores de todo Brasil para ser um dos integrantes da oficina de Introdução a Biomecânica e representará o Grupo Bicho de Porco no ECUM. Bruno Peixoto também é o único representante do interior do estado do Rio de Janeiro. O ECUM será realizado de 23 a 30 de outubro. Abaixo maiores informações sobre o evento que se realiza em Belo Horizonte e em São Paulo:

O ECUM – Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas apresenta, no segundo ano de atividades, um programa especial de oficinas e palestras com seis grandes diretores e pedagogos russos, que representam a atualidade da escola russa de teatro em todo seu vigor e diversidade, transmitindo e renovando uma tradição que influenciou radicalmente o teatro moderno e contemporâneo. A curadoria desta programação é de Béatrice Picon-Vallin (Laboratório ARIAS/CNRS – Paris), Jean-François  Dusigne (ARTA e Universidade de Paris 8 - Paris) e Maria Thais (Companhia Balagan e Universidade de São Paulo – SP). Com essa segunda sessão de trabalho, o ECUM dá mais um passo para a consolidação do programa de ação continuada que visa ampliar e aprofundar as pesquisas sobre a formação em artes cênicas, reunindo artistas, pedagogos e pesquisadores em um centro de intercâmbio internacional.

 INICIAÇÃO À BIOMECÂNICA com Alexey Levinskiy e Béatrice Picon-Vallin


A oficina propõe estudar os elementos práticos da biomecânica e, paralelamente, trabalhar sobre as pesquisas de Meyerhold, sobre o movimento cênico e a biomecânica, por meio de textos, imagens e vídeos. O objetivo é levar os atores a sentir e a compreender como a biomecânica pode ajudar o ator a se perceber no tempo e no espaço cênico, ensinar o equilíbrio e a coordenação.

Alexey Levinskiy é ator, diretor e professor. Laureado com o State Prize, foi graduado pelo School-Studio of Moscow Art Theatre (MkhAT) em 1969. Nos anos 70, foi um dos atores líderes do Satire Theatre, em Moscou. Começou a estudar a bicomecânica com Nicolai Georgyevich Kustov, antigo colega de Meyerhold e professor de biomecânica na escola GosTIM nos anos 30. Em 1979, Levinskiy se formou em direção teatral na The Russian Academy of Theatre Arts (GITIS). Atuou em peças escritas por Ostrowsky, Beckett, Molière, Brecht, Shakespeare e outros. Atualmente, trabalha como ator e diretor nos teatros OKOLO e Ermolova, ambos em Moscou, e ministra master classes de biomecânica no The Meyerhold Centre (TMC) e também na Áustria, Alemanha, EUA, Holanda, Reino Unido, entre outros.

Béatrice Picon-Vallin é pesquisadora, historiadora e teórica especialista em teatro russo e diretora do Laboratório de Pesquisas sobre as Artes do Espetáculo no Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS). Doutora e professora em Estudos Teatrais e dirige um seminário de Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) e Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESS) sobre a encenação na Universidade Paris III (Sorbonne Nouvelle, Paris X - Nanterre), além de coordenar um programa de pesquisas sobre o teatro e as novas tecnologias. É ainda professora no Conservatório Nacional Superior de Artes Dramáticas (CNSAD) e em diversas escolas de teatro na França e Alemanha. Dirige a coleção Artes do Espetáculo do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS) e a coleção Théâtre XX, das edições L'Âge d'Homme. Professora de História do Teatro no Conservatório Superior de Arte Dramática de Paris, produziu e dirigiu inúmeras obras sobre as artes do espetáculo.

em breve, maiores informações...

0 observações: