sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Thomas Leabhart

Em Agosto de 2010 na II Mostra de Mímica Contemporânea na Oficina Cultura Oswald Andrade em São Paulo, o Grupo Bicho de Porco, representado por Bárbara Morais, participou do Treinamento com Thomas Leabhart.

THOMAS LEABHART
Aluno, ator e assistente de Etienne Decroux de 1968 à 1972, Thomas Leabhart é professor e artista residente na Universidade Pomona College, California. Membro da equipe artistica do ISTA (International School of Theater Anthropology), ele ensina e se produz regularmente na França.

Mas muito além de seu currículo, Thomas é alguém que desde os primeiros dias do encontro se esforçava por chamar a tod@s por seu nomes, nos cumprimentava com um simpático "Bom dia" e um ótimo contador de histórias. Soube criar e cativar um clima agradável e nutritivo no qual podíamos entrar em contato ou desenvolver técnicas corporais apuradas e refletirmos sobre o que estávamos fazendo. Como ele dizia, "não fazemos exercícios, fazemos descobertas"! 

Todos encontros se passavam como um ritual, desde o momento em que entrávamos na sala até quando saíamos. Tínhamos os preciosos "momentos de Filosofia" onde ele compartilhava conosco questões e posturas diante da arte de ser ator que só o tempo e o processo revelam. 

Contudo, algo que fez uma diferença enorme para o resultado geral da oficina era o momento em que a aula estava terminando e todos nós formávamos um círculo, começávamos a bater os pés [...] e alguém dizia bem forte: "Hoje nós trabalhamos duro e bastante". Depois virávamos para quem estava do nosso lado e fazíamos um elogio. Hoje percebo como isto me "animava" para o dia seguinte! 

Criava um outro sentido ao treinamento já que uma oficina não é composta só por quem a ministra. O fato de perceber naqueles e aquelas que estavam junto comigo com uma postura amistosa e solidária foi importantíssimo para nos divertirmos enquanto aprendíamos. Para isto contruíram muito a presença de Leela Alanis e Andrea que sempre nos auxiliavam e mostravam com atenção como poderíamos fazer determinadas "descobertas".

Foto: Vinícius Carvalho
O caminho da mímica é longo e tem um ritmo próprio: sem pressa, com muita disciplina e dedicação. Graças a generosidade do Grupo Bicho de Porco, Jiddu Saldanha, Luis Louis, Silvana Abreu e agora Thomas Leabhart estou percebendo como esta jornada pode ser bela. Quero muito por aí!

Gostaria de agradecer com muito carinho à Rose Prado e Víctor de Seixas pela organização destas Mostras de Mímica Contempânea e à Tamis Haddad e Luana Saggioro que me receberam de forma tão agradável em São Paulo - Obrigada!


"O ator é um poeta, está sempre dançando. Não há como não olhar!" Thomas Leabhart

(bárbara morais)

0 observações: