quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre o I Fórum de Cultura de Cabo Frio

Depoimento de Silvana Lima do Grupo Creche na Coxia sobre o I Fórum de Cultura de Cabo Frio:
"Há pelo menos 20 anos trabalhei nesta cidade pela realização de um fórum de cultura onde pudéssemos abrir discussão ampla e democrática sobre os problemas da cultura e, vislumbrar junto com a comunidade artística e o governo, possiblididades para melhor difufundi-la e desenvolvê-la. Falava de política cultural. Na época, parece-me que era um grito solitário, ouvido e gritado apenas pelos meus companheiros do creche na coxia. Os anos se passaram e, somente agora, em 2009, quando aperta-se o cerco pelo governo federal em torno de construção de políticas culturais para os municípios, é que consegui ver um "sonho" prestes a acontecer. Não quero guardar expectativas em torno dos resultados, afinal, estamos engatinhando e os tombos são necessários. Só lamento que não estejamos muito à frente nessas discussões. Só lamento que a produção artística da cidade tenha sido infinitamente maior do que o desejo político de empreendimento, fomentação e democratização da cultura. Tomara que estejamos vivendo um outro momento. O de somar. O de contribuir. O de politizar. O de caminhar junto. O de buscar soluções coletivamente. O de respeitar a história e o fazer cultural em todos os níveis porque "... a cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu todo o resto." (Émile Henriot)"
O Fórum começa amanhã e o Grupo Bicho de Porco estará presente e atuante; além da minha presença o nosso diretor Jiddu Saldanha também estará lá. Participei do Pré-Fórum na semana passada e sou um dos delegados com direito (e responsabilidade) a voz e voto. O clima parece ser de diálogo, e é isso que espero desse fórum, um diálogo justo e maduro de uma classe artística que pelo seu trabalho já merecia estar há muito tempo em uma posição muito mais tranquila e consolidada no cenário regional e (em alguns casos) no cenário nacional.
O momento é de mobilização, diálogo e respeito. Amanhã estarei aqui comentando as impressões desse primeiro dia de Fórum. Lembrem-se...
"... a cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu todo o resto."
Postagem realizada por Bruno Peixoto Cordeiro

0 observações: